Cuidados avançados para Pacientes Amputados – Reabilitação, Dor Fantasma e Próteses Biónicas

Os nossos profissionais providenciam uma abordagem interdisciplinar centrada no paciente amputado para ajudar na adaptação à sua condição e a recuperar a função e a independência. Os pacientes e os membros da família participam ativamente do processo e são consultados nas decisões sobre tratamento, selecção de próteses e opções terapêuticas.

A perda de um membro tem implicações graves para a funcionalidade e mobilidade da pessoa e sua capacidade de realizar atividades da vida diária, afetando negativamente a participação e integração na sociedade. O objetivo final da reabilitação após a perda de membros passa por utilizar com sucesso uma prótese e retomar um elevado nível de funcionalidade e reintegração social. A reabilitação prostética é uma tarefa complexa que requer a contribuição de uma equipe de reabilitação transdisciplinar: médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, ortoprotesista, e de outras especialidades quando necessárias (ex. nutrição, audiologia).

No Centro CEREBRO Podemos ajudar nas seguintes fases e aspectos referentes à amputação do membro superior ou inferior e em casos de bi-amputação:

  • Terapia (fisioterapia, terapia ocupacional) para membros residuais pré-prostésicos, e educação (ex. cuidados a ter)
  • Tratamento da dor, incluindo dor do membro fantasma (ex. terapia de espelho, terapia de realidade virtual)
  • Treino de mobilidade, atividades de vida diária (AVD’s/ADLs), resistência e equilíbrio
  • Grupo de visitas e apoio de pares
  • Prescrição protésica especializada, montagem, fabricação e treinamento
  • Reintegração comunitária, incluindo consulta vocacional e recreativa, e acompanhamento
  • Próteses avançadas e outras tecnologias assistivas e de compensação (ex. Próteses biónicas, próteses com feedback sensorial; tecnologias de comunicação alternativa e domótica:  comunicação, controlo da casa e computador através de voz, olhar, pensamento ou pequenos movimentos musculares)

Dispomos de uma gama completa de serviços de reabilitação para adultos e crianças, desde reabilitação e cuidados prolongados até terapias em ambulatório.

Em qualquer destas fases e aspectos, o nosso objetivo é ajudar os pacientes a maximizar sua independência funcional, encontrar força emocional e confiança, realizando a transição do treino com sucesso para o lar, o trabalho e a comunidade. Sabemos o quão difícil a reabilitação após a perda de membros pode ser, mas juntos avançamos.