Audição e Perda Auditiva – Exames Auditivos e Reabilitação Auditiva (Aparelhos Auditivos, Treino de Processamento Auditivo)

Os nossos ouvidos captam os sons à nossa volta entre 10 e 90 decibéis, sendo estes conduzidos pelos nervos auditivos até ao córtex cerebral. Este é um processo veloz e mecânico, distinto do olfacto, paladar e visão, que envolvem reacções químicas.

Desta forma as vibrações são detectadas pelos ouvidos, são transformados em impulsos eléctricos e são interpretados como sons pelo nosso cérebro.

Existem diferentes tipos de perda auditiva, entre os quais:

  • Perda auditiva de condução – devida a problemas no canal auditivo, tímpano, ouvido médio ou nos ossículos.
  • Perda auditiva sensorioneural/neurossensorial (“surdez do nervo”) – devido a problemas no ouvido interno, relacionada com falta ou dano de células sensoriais.
  • Perda auditiva mista – consiste na combinação de perdas condutiva e sensorioneural, podendo implicar dano no ouvido externo ou médio e no ouvido interno (cóclea) ou nervo auditivo.
  • Perda Auditiva Neural: quando a ausência ou dano no nervo auditivo causa uma perda auditiva.

Como podemos ajudar?

Os nossos profissionais de saúde podem ajudá-lo no diagnóstico e tratamento de problemas auditivos através de Exames Auditivos e Reabilitação Auditiva (Aparelhos Auditivos, Treino de Processamento Auditivo).

Exames Auditivos

De forma a minimizar as limitações e restrições que uma perda auditiva provoca, o Centro CEREBRO disponibiliza uma avaliação completa e detalhada do estado auditivo. O nosso protocolo de avaliação excede uma simples medição da perda auditiva. Realizamos avaliações auditivas detalhadas, dispondo dos seguintes exames auditivos:

  • Otoscopia
  • Video-Otoscopia Digital
  • Audiometria
  • Audiometria Vocal
  • Timpanometria
  • Impedânciometria
  • Testes de Avaliação do Processamento Auditivo Central
  • Otoemissões Acústicas
  • Potenciais Evocados Auditivos

Reabilitação Auditiva (Aparelhos Auditivos)

No referente à reabilitação auditiva, existem perdas auditivas de carácter reversível, onde o recurso a tratamento médico consegue solucionar o problema. As perdas auditivas de carácter não reversível são as situações que mais beneficiam da colocação de aparelhos auditivos, uma vez que a abordagem médico-cirúrgico não se aplica, não resulta ou não permite obter os resultados desejados.

Na maioria dos casos a solução mais adequada são os aparelhos auditivos que permitem voltar a ouvir bem. Quando a utilização de aparelho auditivo é necessária, a decisão não deve ser adiada pois quando o sistema auditivo não é estimulado pelo som com o devido volume ou qualidade, as vias nervosas auditivas e o cérebro deixam de receber o estímulo. Desta forma a perda auditiva e a compreensão da fala pioram gradualmente, com potencial impacto negativo na capacidade de comunicação, relacionamento social e qualidade de vida.

Após exame detalhado e através de aconselhamento personalizado é escolhido o aparelho auditivo mais adequado a cada caso. O nosso principal objetivo é o bem-estar e qualidade de vida da pessoa e, por isso, todo o processo de colocação do aparelho auditivo é seguido periodicamente e de acordo com as necessidades apresentadas.

A reabilitação auditiva visa recuperar a qualidade de vida , baseando-se nos resultados dos exames audiométricos e das dificuldades individuais.

Importa esclarecer que num aparelho auditivo o som é melhorado em intensidade, qualidade e em outros parâmetros adicionais através de um computador de alta tecnologia que se encontra no interior do aparelho, enquanto num amplificador o som apenas é aumentado.

Treino de Processamento Auditivo

Disponibilizamos ainda treino de processamento auditivo, no qual as capacidades auditivas, na sua sobreposição com a atenção e memória, são estimuladas através de exercícios, tais como discriminar sons de frequências e intensidades diferentes, memorizar sequências sonoras, estar atento à fala humana enquanto ouve outros estímulos, entre outros exercícios. O objetivo é melhorar o processamento cerebral relacionado com a audição e impactar positivamente na compreensão da fala

Saliente-se que mesmo apenas a utilização de aparelho auditivo permite estimular e “tratar” a via auditiva que anteriormente não estava a receber estímulo.