O que é o Acidente Vascular Cerebral?

old-63622_960_720O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma lesão cerebral que ocorre por bloqueio da circulação sanguínea ou por ruptura de um vaso e consequente derrame de sangue para o tecido cerebral. Este acontecimento faz com que haja privação de oxigénio e nutrientes no cérebro, levando à morte das suas células.

As sequelas de um AVC vão depender do local e da extensão da lesão, bem como do tempo de resposta decorrido desde o início do AVC até à intervenção médica. As principais sequelas são a paralisia parcial ou total de um dos lados do corpo, paralisia facial, perda de memória, desequilíbrio, problemas de fala e linguagem, depressão, isolamento e revolta.

Como podemos ajudar?

Após a ocorrência de um AVC deve haver uma rigorosa intervenção para reabilitar a funcionalidade afectada. O papel da intervenção vai para além da fase aguda, e é possível na fase sub-aguda e crónica.

O Centro CEREBRO dispõe de uma equipa multidisciplinar que o pode ajudar na reabilitação pós-AVC. Através de uma avaliação detalhada e extensa (inclui: avaliação médica, motora, funcional, neurocognitiva, de fala e linguagem e de equilíbrio) é possível perceber as áreas afectadas que necessitam de estimulação. De acordo com os défices apresentados nos resultados da avaliação é preparado um plano individual de reabilitação pós-AVC com abordagens inovadoras e eficazes que complementam as abordagens tradicionais.

A intervenção pode incluir uma ou mais das seguintes especialidades: Neurologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Neuropsicologia e Psicologia.

O plano individual de treino pode incorporar o recurso a ferramentas/equipamentos de última geração tais como a Posturografia Computorizada para avaliação e treino de equilíbrio e postura e Sistemas Computorizados de Reabilitação Cognitiva e do Membro Superior (mão e braço).

Dispomos de um avançado sistema de neuro-reabilitação do membro superior para vítimas de AVC. O sistema RGS foi validado clinicamente em mais de 500 pacientes e demonstrou eficácia nas fases aguda, sub-aguda e crónica do AVC.

Veja as reportagens da Euronews e do Porto Canal:

 

Contacte-nos:
253 137 687
info@cerebro.org.pt