Concussão Desportiva

A concussão é um facto também no mundo do desporto. É preciso encarar esta realidade e proteger os atletas através da prevenção, deteção, gestão e reabilitação. A concussão é uma lesão cerebral e os seus efeitos são reais não só para os civis mas também para indivíduos em áreas de alta exigência ou performance tais como atletas e militares.
Manter a Saúde Cerebral é um Desafio para a Vida dentro e fora de campo.

O Centro CEREBRO possui uma estrutura técnica e científica dedicada à avaliação, deteção, diagnóstico, tratamento e prevenção da Concussão Desportiva: o Instituto da Concussão, pioneiro ao nível nacional na abordagem clínica e científica da problemática.

Clinicamente disponibilizamos procedimentos e tecnologias anteriormente não disponíveis em Portugal no âmbito da concussão desportiva. As crianças e atletas amadores, e atletas de topo têm acesso aos mesmos meios.

Para além das atividades clinicas desenvolvemos investigação internacional e atividades educativas na área da Concussão Desportiva, Traumatismo Crânio-Encefálico e Reabilitação Neuropsicológica. Neste âmbito organizamos ainda o primeiro evento nacional sobre o tópico, iniciativa enaltecida por profissionais de saúde, treinadores e público em geral.
Desta forma proporcionamos uma solução do início ao fim para abordar a concussão desportiva no panorama nacional ao nível das escolas, clubes desportivos profissionais, atletas amadores, público em geral e instituições. Colaboramos ainda com os Braga Warriors no âmbito de protocolo.

O que é uma Concussão?
A Concussão consiste num processo patofisiológico que afeta o cérebro, causada por um trauma direto na cabeça ou indireto ao corpo. Os sintomas representam distúrbios funcionais, micro-estruturais ou neurometabólicos do cérebro, que podem acontecer na ausência de lesões estruturais detetáveis através de TAC, Ressonância Magnética ou PET.

Sintomas
Os sintomas traduzem uma perturbação funcional do cérebro e podem incluir dificuldades de concentração e de memória (ex. “nevoeiro mental”, “andar na água”), desorientação, irritabilidade, tristeza, dores de cabeça, “tonturas”, problemas de sono, energia ou apetite; alterações do olfato, paladar ou visão.

Como se avaliam e detetam os sintomas e sequelas da Concussão?
Desta forma são necessários testes cognitivos e posturais específicos para avaliar a severidade e extensão do dano; sendo esta tipologia de exames utilizados há mais de 30 anos em países tais como Canadá e EUA. Pode ainda ser relevante a inclusão de tecnologias recentes de avaliação computorizada ou de análise específica de neuroimagem.

Fatores de risco e prognóstico
Os atletas praticantes de desportos de contacto, sobre gelo ou motorizados têm maior risco de sofrer Concussões em comparação com outros desportos. Desta forma a Concussão não é apenas um potencial risco para praticantes de Futebol Americano, boxe ou artes marciais.
De facto ginastas e jogadores de futebol, andebol, entre outros, também sofrem concussões e sentem o seu rendimento desportivo e funcionamento mental afetados, por vezes sem razão aparente.
Os atletas mais jovens até ao início dos anos 20 apresentam sintomas mais severos e demoram mais tempo a recuperar. Uma vez que os lobos frontais se encontram em desenvolvimento até esta faixa etária, importa proteger eficazmente estes atletas.
Ter um historial de 1 ou mais concussões aumenta o risco de sofrer outro evento.
Atletas do sexo feminino também apresentam maior prevalência de concussões e têm maior severidade de sintomas.

Diagnóstico e Tratamento
Servimos atletas profissionais, amadores, treinadores, preparadores desportivos, educadores, militares e instituições desportivas através dos seguintes serviços especializados:

  • Baseline de Performance Cognitiva
  • Baseline e Follow-up Cerebral Estrutural Quantitativo
  • Avaliação Médica e Neurológica
  • Educação para a Prevenção da Concussão
  • Deteção de Concussão e de Sintomas Cognitivos Pós-Concussivos
  • Deteção de Sintomas e Sequelas Cognitivas Sub-concussivas e de Concussões Múltiplas
  • Reabilitação da Concussão (específica para o desporto praticado e para o sexo do atleta)
  • Reabilitação Cognitiva e do Equilíbrio