O que é a Esclerose Múltipla?

woman-791541_960_720A Esclerose Múltipla é uma doença auto-imune do Sistema Nervoso Central, onde ocorre a destruição da mielina, uma camada protectora das fibras nervosas, que vai lentificar e impedir o fluxo do impulso nervoso. A progressão da Esclerose Múltipla leva à deterioração das fibras nervosas ou à lesão permanente das mesmas.

Esta doença sem causa conhecida apresenta sintomas tais como fraqueza dos membros inferiores, perda parcial ou total de visão, problemas de audição, visão dupla, formigueiro ou dor em algumas partes do corpo, tremores, falta de coordenação e marcha instável, fadiga, tonturas e problemas de rins e bexiga.

Como podemos ajudar?

O Centro CEREBRO providencia um programa especializado para a Esclerose Múltipla, com uma avaliação inicial do estado da doença e da progressão que o paciente apresenta, para que nesse sentido seja apresentado um plano individual ao paciente, onde poderão estar incluídas as especialidades de Medicina Geral, Neurologia, Neuropsicologia, Psicologia, Fisioterapia Neurológica, Terapia Ocupacional e Audiologia.

O plano individual pode visar a potenciação das capacidades cognitivas e motoras bem coo a compensação de défices existentes.

Disponibilizamos ainda serviços especializados e diferenciados para a pessoa com Esclerose Múltipla tais como:

  • Avaliação Médica, da Cognição e Funcionalidade
  • Avaliação Neuropsicológica/Cognitiva tradicional e computorizada
  • Estimulação Cognitiva tradicional
  • Treino cognitivo computorizado da atenção, memória e velocidade de processamento computorizada
  • Análise Volumétrica Quantitativa de Ressonância Magnética Estrutural
  • Exames Auditivos (ex. Potenciais Evocados Auditivos)
  • Exames Visuais