Supere o Medo no Centro CEREBRO através da Terapia de Realidade Virtual para Medos, Fobias e Ansiedade

Veja estas reportagens televisivas da RTP e SIC sobre este tratamento disponibilizado pelo Centro CEREBRO:

Através da Terapia de Realidade Virtual os nossos profissionais de saúde especiaizados tratam de forma eficaz, prática, gradual e com monitorização constante as seguintes problemáticas, entre outras:

  • Medo de voar/avião
  • Medo de agulhas e/ou sangue
  • Acrofobia (medo de alturas)
  • Claustrofobia (medo de espaços fechados ou apertados, tais como elevadores, caves, comboios, autocarros, aviões)
  • Medo de falar em público
  • Medo de conduzir
  • Medo de animais
  • Ansiedade social/Fobia social
  • Ansiedade Generalizada

O nosso sistema de Terapia de Realidade Virtual permite-nos tratar pacientes presencialmente e também à distância que residem em qualquer região de Portugal ou em outros Países.

Importa salientar que em algumas Fobias, tal como o medo de alturas, pode existir um importante contributo de factores relacionados com movimento, perturbações do âmbito visual-vestibular ou lesões cerebrais. Desta forma, poderá ser necessária uma avaliação à postura e equilíbrio através de avaliação especializada (Otorrinolaringologia e Audiologia) com recurso a exames computorizados.
Caso sofre de problemas de equilíbrio, a Terapia de Realidade Virtual para o Medo de Alturas poderá ainda ser incorporada no seu programa de Reabilitação do Equilíbrio.

O que é uma Fobia?

medos_fobiasUma fobia consiste numa perturbação de ansiedade na qual existe uma reacção de medo excessiva. As pessoas que têm fobias podem experimentar uma profunda sensação de pânico quando estão perante a fonte do seu medo ou antecipam esse contacto com a situação, objecto ou local temidos.

Estas perturbações afectam aproximadamente 1 em cada 10 pessoas e impactam negativamente o bem-estar psicológico, limitando a vida pessoal, social e profissional/escolar. Frequentemente co-ocorrem com outras problemáticas de ansiedade, depressão e abuso de substâncias.

Os sintomas mais frequentes relacionam-se com o que se designa por “ataque de pânico” em que a pessoa pode sentir algumas das seguintes sensações, entre outras: coração acelerado, boca seca, dificuldades no discurso, náusea, pressão arterial elevada, tremor, mal-estar no peito, sensação de sufoco, tonturas/vertigens, cabeça leve, sudação excessiva.
As fobias podem surgir após experiências desagradáveis ou perigosas anteriores (ex. quase-afogamento, experiências desagradáveis em alturas extremas, mordeduras de animais, ficar preso num elevador). Ainda, um número considerável de pessoas com problemas de saúde física apresenta fobias, assim como pessoas que sofreram traumatismo crânio-encefálico (ex. no âmbito de acidente de viação).

Como podemos ajudar?

O Centro CEREBRO dispõe de uma abordagem especializada para tratar problemas de ansiedade, que demonstra um elevada taxa de sucesso e benefícios adicionais na manutenção dos resultados a longo-prazo: a Terapia de Realidade Virtual.
Para além deste tratamento inovador, disponibilizamos consultas de Psiquiatria para tratamento farmacológico e de Psicologia Clínica.

Marcações e informações:
253 137 687
info@cerebro.org.pt