O que é a Paralisia Cerebral?
A Paralisia Cerebral inclui um conjunto de perturbações do desenvolvimento do controlo motor e da postura devido a lesão não progressiva aquando do desenvolvimento do sistema nervoso central, afectando aproximadamente 2 em cada 1000 pessoas.

Sendo a perturbação de desenvolvimento mais frequente nas crianças, afeta a componente motora, tal como a marcha e coordenação motora, mas também as capacidades mentais/cognitivas tais como a atenção, concentração ou linguagem. Muitas crianças com Paralisia Cerebral têm problema de epilepsia.

Apesar da Paralisia Cerebral não ser curável, as terapias existentes podem ajudar as pessoas com Paralisia Cerebral a alcançar o máximo das suas capacidades cognitivas, sensoriais e motoras, bem como potenciar a funcionalidade, autonomia, qualidade de vida e ajudar a prevenir complicações ou sequelas adicionais.

Como podemos ajudar?
No Cento CEREBRO realizamos uma avaliação detalhada e extensa das pessoas com Paralisia Cerebral (inclui avaliações médica, neurocognitiva, motora, funcional, vestibular, linguagem e fala). recorremos a exames especializados tais como a Posturografia Computorizada, que permite avaliar o equilíbrio, o controlo e a estabilidde posturais. Através desta avaliação multidisciplinar e completa é possível identificar as áreas em défice e que podem ser estimuladas.
Tendo por base os resultados da avaliação é preparado um plano individual de terapia para promover o atingimento do máximo potencial possível, que pode incluir entre outros: treino de equilíbrio e postura, treino de marcha, terapia ocupacional, fisioterapia neurológica, estimulação cognitiva.girl-918686_1920