Doenças do Sono

Insónia
A insónia é um problema do sono muito comum, afectando mais de metade da população. Consiste na incapacidade de adormecer ou permanecer a dormir. Pode ser um sintoma de uma doença ou devido a situações de ansiedade e stress, fatores hormonais, jet lag, problemas digestivos, entre outros.
A insónia prejudica a qualidade de vida e a sáude podendo causar, por exemplo, irritabilidade, dificuldades de concentração, sintomas depressivos, aumento de peso, diminuição do desempnho ecolar/laboral.
Pode ser crónica, intermitente ou transitória.

Apneia do sono
Na apneia do sono ocorrem pausas na respiração durante o sono, resultando numa menor obtenção do oxigénio e podendo levar a pessoa a acordar.

Parassonias
Nas parassonias ocorrem comportamentos e movimentos durante o sono tais como: caminhar a dormir, falar durante o sono, pesadelos, cerrar ou ranger os dentes, síndrome das pernas irrequietas.

Narcolepsia
Os pacientes com narcolepsia sofrem “ataques de sono” durante o dia, que os deixam extramente cansados e os levam a adormecer. Também pode ocorrer “paralisia do sono” e o paciente não consegue mover-se logo após acordar. A narcolepsia pode ainda estar associada a doenças neurológicas tais como a esclerose múltipla.

Como podemos ajudar?

Através da nossa abordagem integrada visamos o diagnóstico e tratamento dos problemas de sono assim como das causas subjacentes e das consequências que a privação ou menor qualidade do sono implicam.

Após a consulta médica de avaliação inicial é determinado o encaminhamento adequado ao caso, que pode englobar as valências de Psiquiatria, Psicologia, Neurologia ou Nutrição.
O tratamento é estabelecido de forma individualizada e pode incluir uma ou várias das especialidades acima referidas.
Algumas das terapias que utilizamos no tratamento das perturbações de sono são:

  • Treino de relaxamento (incluíndo relaxamento avançado através de realidade virtual)
  • Terapia Cognitvo-Comportamental
  • Exercício físico
  • Tratamento farmacológico

.Marcações e informações:

253 137 687
info@cerebro.og.pt