Coma e Síndrome
Locked-In

Existem pacientes nos quais o cérebro perdeu a capacidade de controlar os músculos, mas estão capazes de pensar, apenas não conseguem transmiti-lo por palavras nem se mexer.

 

Imagine que está preso no seu corpo. Não se consegue mexer nem falar. Mas consegue ouvir, sentir e pensar. Através de métodos e tecnologias recentes, é possível avaliar, comunicar e intervir nestes casos, mesmo quando não existe movimento dos olhos. Existem pacientes nos quais o cérebro perdeu a capacidade de controlar os músculos, mas estão capazes de pensar, apenas não conseguem transmiti-lo por palavras nem se mexer.

O nosso protocolo inovador pode ser utilizado nas seguintes desordens e perturbações de consciência:

  • Coma;
  • Síndrome de vigília não responsiva;
  • Estado de Consciência Mínima (Estado Vegetativo);
  • Síndrome do encarceramento/cativeiro (Locked-In Syndrome – LIS);
  • Esclerose Lateral Amiotrófica;
  • Outros Pacientes Paralisados, incluindo paralisia completa.

Avaliação

Habitualmente a falta de resposta/feedback por parte do paciente dificulta extraordinariamente a capacidade de avaliar de forma precisa o seu estado. A nossa avaliação especializada permite aos familiares, médicos e instituições de saúde ter uma nova perspetiva sobre a extensão da vigília e alerta (consciência) do paciente.
Utilizamos um método avançado de avaliação da atividade cerebral que recorre a um sistema de estimulação auditiva e vibrotáctil combinada com EEG especializado. Durante as estimulações é pedido ao paciente que se concentre em determinados sons e vibrações enquanto a atividade mental é avaliada através desta inovadora metodologia.

Reproduzir vídeo

Comunicação

Caso a avaliação revele que o paciente compreende os estímulos auditivos e táteis, poderá ser capaz de comunicar respondendo a questões através do sistema.
Desta forma, o sistema permite ao paciente comunicar através dos seus pensamentos. A análise computorizada avançada da atividade mental registada através do EEG especializado permite a comunicação através de pensamentos ou estímulos tácteis.
Para pacientes com controlo do olhar é possível comunicar através de um sistema que permite escrever apenas com estímulos visuais, ou outras tecnologias de comunicação alternativa.

Estimulação/Treino Cognitivo

Os sentidos são entendidos como uma “porta aberta” para despertar a consciência e reabilitar o paciente. Através da preparação e implementação de um plano individualizado de estimulação neurosensorial, incorporando estímulos cognitivos, sensoriais (multissensorial) e motores, visa-se estimular/despertar a consciência e reabilitar o paciente em dois âmbitos:

  • Ultrapassar a privação sensorial;
  • Facilitar a recuperação.

Dispomos ainda de outras metodologias e tecnologias avançadas de estimulação cerebral e de treino cognitivo através de interfaces cérebro-computador.

Independência e Qualidade de Vida em Casa

Os pacientes Locked-in, que tenham controlo visual, ou outros pacientes paralisados (ex. tetraplégicos, AVC), que residam em casa, podem através do nosso sistema escrever ou dar ordens a um computador, fazer desenhos e até controlar toda a sua Smart Home, ir à internet, usar Social Media, ver televisão, fazer reabilitação e jogar alguns jogos apenas com estímulos visuais.

Como pode aceder a estes serviços?

Os nossos serviços de avaliação, comunicação e estimulação de pacientes em coma, síndrome de encarceramento/cativeiro (locked-in) e outras perturbações de consciência, assim como os serviços de promoção de independência em casa, estão disponíveis mediante solicitação de familiares, profissionais de saúde e instituições.

Contacte-nos caso pretenda uma avaliação (ou sessões de intervenção) em casa, unidades de cuidados de saúde (hospital e/ou centro de reabilitação), nas nossas instalações ou em outra tipologia de instituição.

Outras patologias do Foro Neurológico e Neurodesenvolvimento

Lista de patologias do Foro Neurológico e Neurodesenvolvimento tratadas no Centro Cerebro

 

Marque uma consulta

Venha conhecer a nossa clínica, serviços e profissionais. Agende já uma consulta.



Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades sobre o Centro CEREBRO.