Hiperatividade e Défice de Atenção
(PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento.
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, ou seja, na qual existem alterações no funcionamento cerebral e cognitivo. Esta perturbação afeta crianças, jovens e adultos.
Nesta perturbação pode haver afetação em uma ou mais das seguintes áreas:
- Défice de atenção: dificuldade em permanecer atento e ignorar o que não interessa. As queixas típicas são a relutância em iniciar atividades que requerem concentração, interrupções frequentes, demora em concluir as tarefas e a desorganização. A dificuldade de concentração pode não ser evidente em atividades com ecrã e ação (como a televisão e os videojogos), acentuando-se nas atividades mais monótonas e menos motivantes.
- Hiperatividade: atividade motora em excesso em relação ao que seria adequado para a idade; estar sempre a movimentar-se e não conseguir estar quieto, sem fazer nada, calado ou sossegado.
- Impulsividade: dificuldades na autorregulação, controlar os impulsos, esperar pela vez, passando aos atos sem pensar nas consequências.
Como podemos ajudar?
A nossa metodologia de avaliação é integrada e detalhada, reunindo vários profissionais especialistas. Fornecemos uma resposta rápida e especializada que elabora um diagnóstico fiável e robusto e propor um plano de intervenção, ajustado às necessidades individuais e da família. A duração habitual do procedimento situa-se entre 1 a 3 sessões.
Procedimento
O procedimento diagnóstico pode incluir: 01. Avaliação neuropsicológica; 02. Avaliação comportamental; 03. Avaliação detalhada da atenção; 04. Avaliação da atenção através de realidade Virtual (atenção visual, auditiva, entre outros); 05. Eletroencefalograma (EEG quantitativo para avaliação do padrão cerebral); 06. Avaliação sensorial detalhada (avaliação visual, avaliação auditiva e do processamento auditivo); 07. Neuroimagem, nos casos em que existam alterações potencialmente decorrentes de lesão cerebral (acidentes de carro); 08. Avaliação familiar.
Tratamento
O tratamento pode incluir um ou mais das seguintes abordagens:
- Terapia comportamental;
- Treino computorizado de atenção;
- Treino de atenção através de Realidade Virtual;
- Terapia ocupacional;
- Neurofeedback (o paciente aprende a “controlar” /regular a sua atividade cerebral enquanto joga um jogo de computador e a sua atividade cerebral é monitorizada através de EEG).
Outras patologias do Foro Neurológico e Neurodesenvolvimento
Lista de patologias do Foro Neurológico e Neurodesenvolvimento tratadas no Centro Cerebro
Marque uma consulta
Venha conhecer a nossa clínica, serviços e profissionais. Agende já uma consulta.
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades sobre o Centro CEREBRO.