STARSTIM

Neurostimulador tES com efeitos de neuroplasticidade e sistema de Eletroencefalograma (EEG)

 

A estimulação elétrica transcraniana (tES, também conhecida como estimulação por corrente transcraniana, tCS) é uma técnica de estimulação cerebral não invasiva, segura e tolerável. Ao passar correntes elétricas fracas pelo cérebro usando dois ou mais elétrodos no couro cabeludo, o TES pode alterar a função cerebral. Atualmente é considerada uma ferramenta terapêutica promissora em condições que vão desde perturbações psicológicas até à dor neuropática crónica.

A tES é semelhante à estimulação magnética transcraniana (TMS), uma vez que ambas geram campos elétricos no cérebro. No entanto, ao contrário do TMS, que cria pulsos de campo elétrico bastante fortes e breves que  iniciam o disparo do neurónio (potenciais de ação), o tES induz campos elétricos fracos que modificam suavemente as oscilações neuronais durante períodos de tempo de aplicação relativamente longos (20 minutos ou mais).

Embora os sistemas antigos utilizem montagens bipolares com grandes esponjas, o nosso sistema utiliza vários elétrodos pequenos que possibilitam protocolos de estimulação controlados, focais ou complexos, ou seja, este é um sistema moderno que consiste num sistema híbrido multicanal sem fio que permite o registo simultâneo de sinais de EEG e estimulação.

Starstim Neurostimulador tES com efeitos de neuroplasticidade e sistema de Eletroencefalograma (EEG)
Reproduzir vídeo

As aplicações clínicas baseiam-se nos efeitos de neuroplasticidade desta técnica. As aplicações com maior evidência científica incluem depressão, fibromialgia, dor neuropática, dependências, e epilepsia focal. O nosso sistema de neuroestimulação tES é a ferramenta clínica mais avançada desta tipologia em Portugal e com maior número de aplicações clínicas certificadas.

Shopping Basket

Marcação de Consulta

Pretende agendar consulta no Centro CEREBRO? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto assim que possível.

Dúvidas?

253 137 687

(Custo Chamada Rede Fixa Nacional)

Acompanhe a nossa atividade

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par de novos serviços, tratamentos, formações e artigos sobre saúde cerebral.