Centro CEREBRO integra nova tecnologia baseada em estimulação elétrica funcional (FES) no seu leque de tecnologias de reabilitação

Partilhar a notícia:

Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
O Fesia Grasp representa um avanço significativo na tecnologia de estimulação elétrica funcional (FES), permitindo movimentos mais precisos e variados.
fesia grasp

A reabilitação de pessoas com comprometimento motor da extremidade superior (mão e/ou braço) devido a lesões ou doenças do sistema nervoso ganhou um novo aliado em Portugal com a chegada do Fesia Grasp, um dispositivo revolucionário desenvolvido para gerar flexão e extensão de punho e dedos.

O Fesia Grasp representa um avanço significativo na tecnologia de estimulação elétrica funcional (FES), permitindo movimentos mais precisos e variados, bem como melhorias substanciais na funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes.

 

Tecnologia de ponta para a reabilitação neurológica

O Fesia Grasp é um marco na área da neurorreabilitação. O dispositivo utiliza estimulação elétrica funcional (FES) de “alta-definição”, proporcionando uma variedade de movimentos e sequências de movimentos para pessoas com comprometimento motor nas extremidades superiores.

Diferenciando-se de outros equipamentos de FES, o Fesia Grasp oferece uma alta seletividade de movimento, abrangendo áreas como pulso; polegar; indicador; dedos 3, 4 e 5; movimentos laterais; abertura de mão; preensão em pinça e preensão palmar.

Isto é possível devido ao elétrodo multicampo exclusivo, que permite estimular seletivamente diversos movimentos analíticos e combináveis. Cada elétrodo multicampo é composto por múltiplas zonas de estimulação, possibilitando uma precisão sem precedentes.

 

Aplicações clínicas diversificadas

O Fesia Grasp abrange diversas patologias neurológicas, nomeadamente Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesão da Medula Espinhal (Lesão Medular), Traumatismo Crânio-encefálico, Esclerose Múltipla (EM), Paralisia Cerebral, entre outras lesões do sistema nervoso.

Através da sua tecnologia avançada, o Fesia Grasp oferece uma abordagem personalizada para a reabilitação, permitindo o treino intensivo de tarefas específicas adaptadas às competências motoras individuais dos pacientes.

 

Benefícios para a Reabilitação

O Fesia Grasp não só reduz a espasticidade generalizada ou focalizada nos músculos, como também permite o treino repetitivo de tarefas específicas, promovendo uma terapia ativa.

Além disso, o dispositivo possibilita o treino de movimentos proporcionados pela estimulação elétrica, permitindo que os pacientes realizem atividades da vida diária com o objetivo de melhorar a funcionalidade.

 

Inovação Sem Fios

Uma característica notável do Fesia Grasp é a sua natureza sem fios (wireless), o que torna possível um treino verdadeiramente intensivo, ativo e funcional.

Com a incorporação de tarefas do dia-a-dia dos pacientes, o Fesia Grasp redefine a experiência de reabilitação, tornando-a mais prática e integrada na rotina diária.

 

Evidência Científica e Futuro Promissor

Com mais de 30 anos de investigação e utilização clínica, a estimulação elétrica funcional (FES) é suportada por uma sólida base de evidências científicas.

Considerado como a mais avançada tecnologia de FES do mundo, o Fesia Grasp oferece resultados promissores para melhorar a funcionalidade, independência, assim como a qualidade de vida de indivíduos afetados por condições neurológicas.